FANDOM

Mascotes são parte do equipamento.

Consulte a lista de mascotes desta wikia aqui.

Eles podem ser mantidos no inventário, precisam ser equipados para serem usados, e somam pontos nas características do personagem (Eles não são como criaturas invocadas que atacam os inimigos durante o combate). Porém, diferente dos equipamentos, mascotes exigem cuidados.

Muitos mascotes precisam ser alimentados regularmente ou acabam morrendo. Pela alimentação se determina que tipo e/ou quantidade de bônus seu mascote concede.

Finalmente, alguns mascotes possuem HP, e se esse HP chega a zero, eles morrem. Apenas jogadores P2P podem utilizar os benefícios totais dos mascotes. F2P podem possuir mascotes, mas jamais poderão equipá-los.

Mantendo o seu mascote vivoEditar

O status mais importante de um mascote são seus pontos de vida. Todo mascote começa com 10 pontos de vida e perdem 1 vida por cada luta perdida com o mascote equipado ou se o mascote não for alimentado dentro do intervalo correto. Se os pontos de vida chegarem a 0, o mascote morrerá e se tornará um fantasma de mascote.

Para recuperar pontos de vida de um mascote antes de chegar a 0, alimente-o com um Pó de Eniripsa. Não é necessário respeitar o intervalo de alimentação do mascote quando alimentá-lo com este pó, e é possível usar vários de uma só vez para que ele recupere os 10 pontos de vida.

Certos mascotes não tem HP. Esses são mascotes em nome somente. Eles não podem ganhar características, e eles não podem morrer, então eles são para todos os propósitos apenas equipamentos comuns que são equipados no lugar designado aos mascotes.

DietaEditar

Muitos Mascotes ganham status simplesmente com refeições, embora as vezes chamamos de Pontos de Alimento (Food Point FP). Enquanto em um status normal o número de alimentações um mascote é ignorado mantendo um valor fixo de horas para ser alimentado novamente, mascotes que estão em um estado magro ou superalimentado precisam de um tempo diferenciado de alimentação, necessitam retornar ao estado normal para poderem voltar a ganhar status. 

Mascotes começam com 0 refeições quando no estado normal. Cheque a página correspondente do mascote para ver do que ele se alimenta.

Adicionalmente, cada vez que um mascote é alimentado, um contador interno é movido. Esse valor segue o ciclo (0,1,2) reiniciando a cada três alimentações.

  • Se o tempo esta antes do minimo do tempo de alimentação, o pet ganha um ponto de alimentação. mascotes obesos também perdem 1 HP.
  • Se o tempo esta entre o minimo e o máximo do tempo de alimentação, o pet ganha um ponto bônus se o contador de comida esta em 0 e ele esta em um estado normal. O tipo de bônus depende da comida.
  • Se o tempo esta depois do máximo do tempo de alimentação, o pet perde um ponto de alimentação por cada alimentação a mais fora do tempo. Também perde 1 HP, independentemente do tempo que tiver decorrido.

Por exemplo: Um Miau tem um máximo de tempo de alimentação de 18 horas. Se não alimenta-lo até o decorrer de 40 horas, ele vai perder 40/18=2 pontos de alimentação e perder 1 HP.

Normalmente mascotes são alimentados por seus donos, mas se um mascote em seu inventário esta além de seu tempo máximo de alimentação quando você conecta no jogo, ele vai se alimentar automaticamente. Isso acarreta problemas pois é justamente como se você mesmo tivesse o alimentado tarde.

Mascotes ObesosEditar

Enquanto um mascote obeso garante seu bônus corrente quando equipado, ele não ganha nenhum bônus de status, mesmo se alimentado apropriadamente. Ele precisa ser trazido de volta ao estado normal para voltar a ganhar pontos de características.

Para trazer um mascote obeso de volta ao estado normal, simplesmente não alimente ele até que o tempo máximo de alimentação tiver passado, porém ele perderá vitalidade que deverá ser restaurada com Pó de Eniripsa.

Mascotes magrosEditar

Enquanto um mascote magro continua dando o seu bônus corrente quando equipado, Mascote magros não vão ganhar nenhum bônus de status, mesmo se alimentado apropriadamente. Eles precisam ser trazidos de volta ao estado normal para suas características voltarem a aumentar. Para fazer um mascote magro voltar ao estado normal, simplesmente force ele a se alimentar antes do tempo mínimo de alimentação. Não existe uma quantidade minima do tempo que um mascote magro precisa esperar entre as alimentações forçadas. mascotes não vão perder HP pela alimentação adicional.Se o seu mascote esta magro apenas continue o alimentando até que ele se torne normal. Esse maneira requer muitas alimentações. Porque não existe limite para o número de alimentações que um mascote pode perder, um mascote extremamente magro pode requerer dezenas de alimentações antes de voltar ao estado normal novamente. Abaixe a página para informações sobre oque faz o seu mascote morrer.

Pó de eniripsaEditar

Pó de eniripsa é usado para restaurar a vitalidade de um mascote, na quantidade de 1 hp por 1 pó de eniripsa por alimentação. Isso não tem efeito nos Pontos de Alimentação ou status de alimentação. É importante notar que o Pó de Eniripsa não é qualificado como refeição, deste modo ele pode ser usado até qualquer ponto mas não vai atualizar a última refeição do mascote. Você pode comprar o Pó de Eniripisa de Oshimo em [9,21] ou no mercado de recursos, eles podem também ser obtidos como uma recompensa do Báu de caça ao tesouro.

Mascotes comedores de almaEditar

Mascotes comedores de alma são um tipo especial de mascote. Ao contrário de mascotes normais eles não ganham status por comer itens, ao invés disso ganham por se alimentar de monstros. Em ordem de ganhar status eles precisam ser equipados pelo jogador, que precisa matar (muitos) monstros do tipo apropriado. Em muitos casos o jogador dono do mascote não precisa dar o golpe final nos monstros, simplesmente estar na luta é suficiente para contar.

Um comedor de alma nunca vai perder HP por não estar alimentado, só como conseqüência de derrotas você não precisa tomar conta deles pela base regular, eles podem exigir mais esforço para ganhar status. Contrariamente,  se você for capaz de matar rapidamente os monstros necessários, um comedor de alma pode ser elevado ao status máximo muito mais rápido do que um mascote regular.

Revivendo seu mascoteEditar

Se o HP do seu mascote chegar a 0, ele se torna um fantasma. Para reviver o seu mascote e manter seu status anterior, troque um Pó da Ressurreição e o fantasma de seu mascote com os NPCs:

Também pode-se trocar 1 Pó de Eniripsa e seu mascote fantasma por um novo mascote mas sem nenhum ponto de característica. Ou seja, ele perderá todas as características que já tenha obtido. 

CanilEditar

Se você não quer, ou não pode, alimentar seu mascote por enquanto então você pode guarda-lo no Criadouro. Por uma pequena taxa, você pode trocar seu mascote por um certificado, O qual pode ser trocado por seu pet novamente em qualquer momento que você quiser. A taxa aumenta dependendo do tempo que o mascote tiver sido deixado no criadouro.

Mascotes no criadouro são mantidos não vão ganhar ou perder HP ou status, ou nada mais. A única mudança é que a última alimentação é atualizada para o tempo de quando o mascote foi removido do criadouro, prevenindo o mascote de passar fome até a próxima alimentação. Certificados de mascotes também são úteis quando você quer vender o seu mascote. Um mascote regular tem que ser tirado fora regularmente para ser alimentado, ou por outro lado ele vai terminar magro ou passar fome quando o novo dono alimentar ele. Um certificado remove esse risco. Custa 10 kamas por hora para recuperar o mascote que tiver sido deixado no criadouro. Seja cuidadoso, pois esse valor pode rapidamente aumentar.

BônusEditar

Um mascote ganha bônus a cada três alimentações se for alimentado durante o tempo normal de alimentação e o mascote estiver em estado normal. No entanto, mascotes vão apenas ganhar bônus se seu Status estiver abaixo do máximo de poder possível de se obter. Uma vez que um mascote tenha alcançado ou excedido seu máximo de status, ele não pode mais ser fortalecido. Diferentes bônus dão diferentes quantidades de poder. Muitos mascotes tem um limite de poder máximo de 80, no entanto alguns mascotes podem ter mais que 80 pontos.Por exemplo: Um mascote com 20% de resistência tem 20*4=80 poder, então não pode ganhar mais status. No entanto, se um mascote esta primeiro elevado a 19% resistência + 3 força, ele tem 79 de poder, e pode então ser elevado até 20% resistência + 3 de força para um total de 83 de poder. Alquimistas podem também criar o item Poção de mascotes para aumentar o bônus máximo do mascote.</p>Veja a página específica do mascote par amais detalhes. 

Áreas de preferênciaEditar

A maioria dos mascotes tem áreas de preferência. Quando em uma dessas áreas, seus bônus de característica são aumentados em uma certa porcentagem. Quando entrar em uma área de preferência com o mascote equipado, o jogador recebe a seguinte mensagem: "Seu mascote se sente em casa nessa área, e seu bônus foi temporariamente aumentado em XX%."